sexta-feira, 6 de março de 2015

DINÂMICA DO BARCO - PROTAGONISMO JUVENIL





As professoras Lílian e Ivonete que ministram a disciplina de Protagonismo Juvenil nos 6ºs anos A e B realizaram a atividade de sensibilização “A dinâmica do barco” para desenvolver a habilidade de comunicação de percepção  e sentimentos aos colegas.

A dinâmica iniciou-se com a confecção de um barquinho de papel. Em seguida foi lida a seguinte história seguindo os comandos pedidos:

“O barco simboliza o nosso grupo, que vai navegando em alto-mar. Às vezes, vem aquela tempestade – alguém discute com alguém, temos medo de não gostar dos novos colegas – e aí o nosso barco começa a pesar para um lado e pode afundar (peça que eles cortem uma das pontas laterais do barco). Depois de um tempo velejando vem o sol e vivemos várias coisas interessantes – fazemos novos amigos, o professor faz uma atividade bacana, tudo parece ir bem. Mas, então, vem uma nova chuva (alguém não faz o que estava combinado no contrato de convivência, outro suja a sala) e isso leva o nosso barco para perto das pedras (peça para eles cortarem a outra ponta lateral). Mas a tripulação não desiste e continua navegando. Lá no mastro, está todo mundo de olho nas coisas boas da escola. Só que o mastro ficou muito pesado e a ponta dele pode se quebrar (peça que cortem a ponta de cima).”

Em seguida os alunos abriram a dobradura e perceberam que o barco se transformou em uma camiseta. Então foram convidados a “vestirem a camiseta da sala” e costumizarem a mesma com desenhos e frases. As camisetas serão expostas em um local visível da sala para sempre que necessário possam relembrar a história do barco.

Um comentário:

  1. Muito boa a dinâmica. Simples, prática e com uma mensagem riquíssima.

    ResponderExcluir