As
professoras Lílian e Ivonete que ministram a disciplina de Protagonismo Juvenil
nos 6ºs anos A e B realizaram a atividade de sensibilização “A dinâmica do
barco” para desenvolver a habilidade de comunicação de percepção e sentimentos
aos colegas.
A
dinâmica iniciou-se com a confecção de um barquinho de papel. Em seguida foi
lida a seguinte história seguindo os comandos pedidos:
“O barco simboliza o
nosso grupo, que vai navegando em alto-mar. Às vezes, vem aquela tempestade –
alguém discute com alguém, temos medo de não gostar dos novos colegas – e aí o
nosso barco começa a pesar para um lado e pode afundar (peça que eles cortem
uma das pontas laterais do barco). Depois de um tempo velejando vem o sol e vivemos
várias coisas interessantes – fazemos novos amigos, o professor faz uma
atividade bacana, tudo parece ir bem. Mas, então, vem uma nova chuva (alguém
não faz o que estava combinado no contrato de convivência, outro suja a sala) e
isso leva o nosso barco para perto das pedras (peça para eles cortarem a
outra ponta lateral). Mas a tripulação não desiste e continua navegando. Lá
no mastro, está todo mundo de olho nas coisas boas da escola. Só que o mastro
ficou muito pesado e a ponta dele pode se quebrar (peça que cortem a ponta
de cima).”
Em seguida os alunos abriram a dobradura e perceberam que o barco se transformou em
uma camiseta. Então foram convidados a “vestirem a camiseta da sala” e
costumizarem a mesma com desenhos e frases. As camisetas serão expostas em
um local visível da sala para sempre que necessário possam relembrar a história do
barco.
Muito boa a dinâmica. Simples, prática e com uma mensagem riquíssima.
ResponderExcluir